quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Etiqueta na Comunicação - Parte 1

Todos nós em algum momento da vida passamos por situações inusitadas, nas quais o novo ou o desconhecido podem deixar-nos mais vulneráveis, com medo de não termos uma postura adequada. Muitas vezes um passo em falso pode comprometer um bom desempenho.

Sabemos da importância da boa comunicação, e ela é fundamental para estabelecimento de contatos, para abrir caminhos e desenvolver parcerias. A maneira como você fala e se comunica com as outras pessoas pode ser fundamental para o seu desenvolvimento em diversas áreas.
Falamos muito e comunicamos pouco.

É comum sairmos de uma reunião com debates acalorados sem sabermos exatamente o que fazer. Uma reunião serve para discutir e definir, mas muitas vezes se transforma em um palco para os que gostam de exibirem-se ou demonstrarem sua força hierárquica. Comunicações verbais ou escritas normalmente são falhas e dificilmente tem o seu teor voltado para as pessoas que as recebem.

Atitudes importantes para você se tornar um bom comunicador:
  • Procure ler bastante. A leitura enriquece o vocabulário, ajuda as pessoas a serem mais cultas, e claro, você fica atualizado das notícias e não será pego de surpresa em assuntos importantes, mas que não conhece;

  • Pessoas que falam demais são cansativas. Ninguém tem tempo para ouvir sagas intermináveis. Seja objetivo e claro, falando somente o necessário. Procure começar a fala com o que há de mais importante;

  • Firmar e amenizar o tom de voz e abaixar o volume. É mais eficaz e obriga as pessoas a prestarem mais atenção a você e ao que está sendo dito;

  • Use o “eu” somente quando necessário!. Frases na primeira pessoa criam uma distância desnecessária. Abuse do “nós” e incluir sempre toda a equipe. Ao envolver outras pessoas, você já tem aliados implícitos.

  • Cuidado com as brincadeiras excessivas. Reserve sua veia cômica para ocasiões especiais. Uma leve descontração, em certos momentos, é bastante válida e produtiva, pois elimina as tensões naturais do dia. Se feita em momento impróprio pode chegar a causar desconforto e transformá-lo no bobo da corte;

  • Mantenha certa distância do seu interlocutor. Falar pegando na outra pessoa, dando tapas nos joelhos ou tirando fios inexistentes da roupa do outro são ações inadmissíveis!;

  • Procure olhar firmemente nos olhos das pessoas que estão ouvindo. O olhar, além de atrair a atenção e cativar simpatias, é uma das mais poderosas e eloqüentes ferramentas da nossa fala.

  • Ouvir – tão importante quanto falar. Não faça apenas cara de interesse quando alguém está falando. Ouça mesmo e, sempre que puder, pergunte mais e mostre interesse. Esse simples gesto o tornará infinitamente mais simpático e interessante aos olhos do seu interlocutor.

Continua na próxima semana.

Devido à grande repercussão dos nossos posts citando a NETiqueta, compartilharemos a partir desta publicação um texto em duas partes tratando da etiqueta na comunicação.

Aproveitem!

A Presidência da Estaca

Um comentário:

Luciane disse...

Etiqueta na comunicação caiu como uma luvar para mim; dois anos afastada do português de tempo integrau, já não sei como converssar e me espressar com as pessoas quando estou falando em português, quando não falo demais, o pouco que falo é errado!
Etiqueta da comunicação it is so AMAZING!!!!!