Profissão - Do latim professionis, "uma declaração pública em voz alta". O sentido original ainda pode ser visto em "professar a fé". Antigamente, um profissional apenas dizia o que era capaz de fazer e todos acreditavam, porque sua palavra bastava. Hoje, ele precisa acumular diplomas, e, mesmo assim, muita gente duvida de sua competência.
Crise - Do grego krísis, "decisão". Originalmente, era um termo médico. Diante do avanço da doença, o especialista tinha de decidir imediatamente o que fazer, com várias opções possíveis, mas sem dispor de informações suficientes para tomar a decisão perfeita.
Trema - Do grego trêma, "buraco", usado também para se referir aos pontos de um dado. Com a aprovação do novo acordo ortográfico, o trema fez jus a seu sentido milenar, e foi para o buraco. É o réquiem dos pingos gêmeos em uma palavra que sonoramente parece onomatopaica (palavra que imita o som daquilo que significa. Ex.: o "tic-tac" do relógio), mas que visualmente é de uma beleza nórdica - quinqüênio (é uma unidade de tempo correspondente a um período de cinco anos).
Obsoleto - Aquele que ficou habituado e não se reciclou. A palavra veio do latim solere, "acostumar", mais o prefixo ob, "no sentido de". De solere veio também o hoje pouco usado verbo "soer" - "ocorrer com freqüência". O prefixo ob aparece em "óbvio", de ob viam, "na direção a que o caminho conduz", em contraposição à noção de criatividade em "encontrar o próprio caminho".
Economia - Um punhado de tarefas domésticas que o tempo transformou em uma ciência cuja meta é explicar e antever os descaminhos financeiros do mundo. Em grego, oikos era "casa" e nomos "lei". As regras para o bom governo do próprio lar incluíam, prioritariamente, o uso consciente do dinheiro. Já "crédito" veio do latim credere, "acreditar", "confiar". Quem toma emprestado ainda não tem recursos para pagar, mas acredita que terá. E quem empresta acredita que vai receber. Bela em sua essência, essa confiança mútua desencadeou a atual crise mundial.
Na próxima semana publicaremos mais
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário