NETiqueta é a etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net, que significa "rede",
e o termo "etiqueta", conjunto de normas de conduta social. Compreende um conjunto de recomendações para evitar os comuns mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc.
Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação das normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária pelos próprios usuários da internet.
Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às suas conversas on-line.
Qual o assunto?
A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Por que? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox) e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente aquelas cujo assunto seja de maior interesse. As outras serão lidas mais tarde ou apagadas!. A linha de assunto deve ser relacionada ao conteúdo tratado na mensagem.
Parágrafos
É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.
Respostas
Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem. Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).
Se o assunto da mensagem original era, por exemplo:
Subject: almoço de domingo
Verifique que sua resposta apresenta a linha
Subject: Re: almoço de domingo
Assinaturas
É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo quatro linhas.
Continua na próxima semana.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
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Um comentário:
Acho que ensinar sobre etiqueta na internet tá na moda! Esses dias tava no ônibus e bem passou na TV do ônibus um artigo bem parecido com esse, logo lembrei do blog!
Bjs!
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