quarta-feira, 19 de novembro de 2008

33º Grupo Escoteiro - Guerreiros de Helamã

A bela vista do grupo de escoteiros

Vista parcial dos "guerreiros" SUD

Entre a liderança, irmãos Evana e Marco Jäger

A confraternização foi muito especial,
com a presença maciça dos familiares

Palestra durante a fundação do grupo

O juramento escoteiro

Aconteceu no dia 08 de novembro de 2008, na Sede da Estaca Vitória, em Jardim da Penha, a fundação do 33º Grupo Escoteiro - Guerreiros de Helamã. Frente à presença e apoio de seus familiares muitos dos jovens SUD levantaram dedos médio, indicador e anelar em sinal de compromisso com os padrões virtuosos defendidos pelo Movimento Escoteiro.
Abaixo, a promessa original escrita por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941), tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo:

"Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor, para cumprir meu dever para com Deus e o Rei ajudar aos outros em todas as ocasiões obedecer a Lei Escoteira."
  • Escotismo ou escutismo - é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos.

  • Lei Escoteira - código de conduta, assumido ao se realizar a Promessa Escoteira, onde se retêm as principais características do movimento escoteiro, a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.
Estas são as promessas no Brasil:

A Promessa do Lobinho
"Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, obedecer a Lei do Lobinho e praticar todos os dias uma boa ação."

A Promessa Escoteira (para os ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro)
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."

A Promessa Escoteira para estrangeiros desses Ramos
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus, a minha Pátria e o Brasil, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."

A Promessa Escoteira para os Escotistas
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, obedecer à Lei Escoteira e e servir à União dos Escoteiros do Brasil."

Os "Guerreiros de Helamã" têm realizado suas atividades de rotina na Sede da Estaca Vitória em praticamente todos os sábados pela manhã, além de já estarem apoiando várias atividades da Estaca, como na Conferência Geral da Igreja que ficaram encarregados, voluntariamente, pela arrumação e dobramento das cadeiras, e também da contagem e recepção dos irmãos que a assistiram.

Pais e jovens interessados em maiores informações podem entrar em contato com o irmão Marco Jäger, presidente do grupo, por meio do e-mail prof.marcojager@gmail.com.

Agradecemos aos escoteiros SUD pelo apoio em nossas reuniões e atividades!

A Presidência da Estaca

2 comentários:

luiz disse...

Estão todos de parabéns!!! Com certeza, será um sucesso!!!É muito importante para nossos jovens.
Abraço
Luiz e Moema

luiz antonio da silva disse...

Irmãos isso é fantastico a criação desse grupo escoteiro SUD muito bonito o escotismo para os jovens da igreja .sou membro da igreja vi o movimento escoteiro começar na igreja e depois parar .sou chefe de tropa senior do grupo escoteiro santana 191 mas não é da igreja meu sonho é que todos jovens da igreja possa praticar o escotismo parabens .que o Pai Celestial abençoe todos voces do grupo ..sempre alerta..