sábado, 2 de maio de 2009

Rededicações em Junho

Estão definidas as datas para as rededicações das capelas que foram ampliadas em nossa Estaca.

Ala Vitória - Dias 18, 19, 20 e 21 de Junho

Alas André Carloni/Jardim Limoeiro - Dias 25, 26, 27 e 28 de Junho

Os dois eventos contarão com diversas programações culturais e espirituais, que serão divulgadas por meio de cartazes e convites especiais.

Aguardamos a presença de todos nessa ocasião tão especial para os membros do ES.

Resultado: 23.000

Foi uma grande surpresa para nós ao fazermos uma busca no famoso site de busca, Google, com o nome "Blog da Estaca Vitória Brasil" vermos que como resultado apareceram 23.000 pesquisas com este mesmo nome.

Agradecemos a todos que têm enviado o link para os seus amigos, parentes e contatos eletrônicos, pois de alguma forma estamos influenciando as pessoas de todo o mundo com palavras virtuosas e exemplos saudáveis.

Futuros Missionários

Com muita alegria anunciamos o envio dos documentos necessários para os chamados missionários dos irmãos Alexandre Picoli Evgenieva Marchetti (Ala Jardim da Penha), Arthur Ayres de Almeida (Ala Vitória), Bruno Santiago Barros (Ala Vitória) e Renan Borlot Soares (Ala Serra).

Desejamos aos jovens e suas famílias muitas felicidades advindas desse trabalho de trazer almas a Cristo por meio do batismo e da confirmação.

Além das Fronteiras

Recebemos o simpático post/elogio da irmã Flávia, Estaca São Paulo Brasil Jaçanã, referente à atividade realizada pelas crianças da Primária da Ala Jardim Limoeiro, que fizeram biscoitos e visitas aos idosos durante o período natalino.

Agradecemos à irmã pelo incentivo!

Economia Necessária

Venho externar a todos a preparação que precisaremos ter para continuar enfrentando devidamente a situação econômica mundial. A Presidência da Área Brasil pede a colaboração da liderança e de todos os membros para reduzir os custos operacionais. Ações simples podem nos ajudar a atingir esse objetivo, tais como:
  • Economizar água, energia elétrica (ar-condicionado) e telefone;

  • Implementar a participação dos membros na limpeza das capelas;

  • Conservar melhor os edifícios, móveis e equipamentos.

Desde já agradecemos pela compreensão e sacrifício que farão durante este ano. Que o Pai Celestial possa abençoá-los com sabedoria na execução de suas tarefas voluntárias.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Por que o "Amor Demais" Também Estraga?

Uma revista de grande circulação no mercado de publicações abordou um tema muito interessante na semana de 13 de abril: "Por que crianças e adolescentes que têm família estruturada e boas condições financeiras extrapolam os limites do mau comportamento - e o que fazer com eles".

Algumas considerações interessantes:

  • Regras rígidas e exigências acima da média podem gerar nos adultos a expectativa irrealista de que a criança ou o jovem se comportem impecavelmente;

  • Agressividade e comportamento antissocial podem ser reações emocionais a uma situação estressante, como o nascimento de um irmão, a morte de um parente ou a separação dos pais;

  • Hostilidade, negativismo, atitude desafiadora e desobediência a normas claras, quando se tornam um padrão no comportamento da criança (por mais de seis meses), são sintomas de um quadro mais sério.

Segundo a matéria...

Quando os pais erram?

  • Supervisionam parcamente o que os filhos fazem;

  • São pouco claros ou incoerentes na hora de impor as regras;

  • Mãe e pai discordam sobre o que o filho pode ou não pode fazer;

  • Repelem a criança;

  • Não participam ativamente das atividades do filho;

  • Dão mais atenção à criança quando ela se comporta mal ou dá chilique do que quando age positivamente;

  • Caem na armadilha da birra da criança e discutem sobre o cumprimento das regras;

  • Ficam bravos, gritam e batem no filho quando ele desobedece;

  • Dão carinho junto com o sermão.

E quando acertam?

  • Falam com calma e consistência o que a criança deve fazer ou o que se espera dela;

  • Deixam claro que a criança não vai conseguir desviá-los de seu foco na conversa;

  • Convencem o filho de que as regras não vão mudar por causa do comportamento dele;

  • Informam ao filho quais serão as consequências desse mau comportamento;

  • Estipulam punições proporcionais aos atos desobedientes e relacionadas à regra descumprida.

Cada um pode tirar suas próprias conclusões.

Estamos Ouvindo à Voz de Profecia?

Irmãos(ãs), com o intuito de advertir-nos sobre a intensidade da observância e cuidado que temos dispensado à Primeira Presidência, ao Quórum dos Doze Apóstolos e a todas as autoridades gerais da Igreja, descrevo abaixo o número de assinantes da revista A Liahona referente a todas as alas da nossa Estaca até o mês de março de 2009:

012 - Ala André Caloni

034 - Ala Jardim da Penha

022 - Ala Jardim Limoeiro

003 - Ala Laranjeiras

010 - Ala Maruípe

028 - Ala Serra

028 - Ala Vitória

137 - Total

Diálogo Marcante

Há aproximadamente um mês, durante as reuniões dominicais da Ala Jardim da Penha, passei por uma situação que me fez ponderar durante toda a semana. No intervalo entre a Escola Dominical e a Reunião do Sacerdócio eu passei, próximo à presidência da Estaca, por um senhor com roupas muito modestas, sem muitos cuidados estéticos e também com um odor que possivelmente era resultado de quem estava andando durante toda aquela manhã de sol.

Parei para falar com ele e ao perguntar-lhe se estava esperando por alguém me respondeu que precisava de alimentação e que seria um ex-presidiário. Inclusive, portava um alvará de soltura emitido pela justiça local. Relatou-me que esteve preso durante os últimos 10 anos, e foi solto em janeiro deste ano, como comprovava o documento. Depois de ajudá-lo com o que era possível comecei a questioná-lo sobre o motivo que o havia levado a um destino tão terrível. E ele apenas respondeu-me: "Irmão, uma única escolha errada em minha vida".

Segundo ele, foi sempre um homem trabalhador e labutava na época de sua prisão com carteira assinada. Ele falou-me que durante um certo período começou a acompanhar amigos inconsequentes e aos poucos acabou se deixando influenciar por suas ideias. Acabou participando de um assalto a banco. Na saída a polícia havia cercado o carro em que estava, e ele saltou do veículo e saiu correndo de forma atabalhoada. Não demorou muito para ser detido. Seus comparsas pegaram 18 e 25 anos.

Ele me disse várias vezes que a cada minuto que passava nessas prisões - teve algumas transferências - não deixava de perguntar a si mesmo: "Por que eu não continuei o meu caminho? Por que fui fazer isso? Explicou-me que em seu julgamente o juiz de Direito ao ver o seu histórico perguntou-lhe algumas vezes: "Seu João, por que o senhor se meteu nisso"? E, segundo ele, não tinha palavras convincentes para explicar-lhe.

Irmãos(ãs), durante esse diálogo, que durou aproximadamente 40 minutos, eu não parava de pensar: "O que responderemos ao Grande Juiz caso quando à nossa frente estará para arguir-nos sobre nossas escolhas"? Que a culpa de estar naquela situação foi "uma única escolha errada em minha vida"?

Estou seguro de que o senhor João não cometeu um único erro em sua vida, mas que externou-me o tamanho da consequência daquele erro, que por causa dele perdeu sua liberdade, que sua vida foi massacrada, que durante algum tempo, também segundo o seu relato, ele pedia ao Pai que o levasse desta vida, devido ao sofrimento quase insuportável que passou na cadeia.

Nós, com certeza, não cometemos apenas um pecado ou erro em nossas vida, mas talvez uma das grandes lições que eu tenha aprendido com o episódio foi de que devo ter muito mais atenção e cuidado com o autoquestionamento : "Para onde as minhas escolhas estão me levando? Para a liberdade, ou para a prisão"?

Confesso que poderia ter ficado conversando com aquele homem o dia inteiro, porque, apesar das controvérsias que a minha afirmação pode vir a causar, eu acreditei - por causa de algo que senti naquele momento - em todas as palavras que ele me disse. Vi muita sinceridade naquele homem. Por este e outros motivos convido-os à reflexão.

Sinceramente,

Alexandre Queiroz

Calendário da Estaca

Caravana dos Jovens Adultos - Dia 10/06, quarta-feira, às 19h00, na Sede do Instituto Grande Vitória, em Vila Velha;

Conferência da Ala Jardim da Penha - Dia 14/06, domingo, durante a Reunião Sacramental, na capela da Sede da Estaca, em Jardim da Penha;

Serão com a Família Aguirres - Dia 20/06, sábado, às 19h30, na Sede do Instituto Grande Vitória, em Vila Velha;

Rededicação da capela da Ala Vitória - Dias 18, 19, 20 e 21 de Junho, no prédio de sua própria unidade, na Ilha de Santa Maria, em Vitória;

Rededicação da capela das alas André Carloni e Jardim Limoeiro - Dias 25, 26, 27 e 28 de Junho, no prédio de sua própria unidade, em Jardim Limoeiro, na Serra.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Para ampliar dê um clique sobre a imagem

Natal Muito Especial

As festas natalinas da Família Borlot foram pra lá de especiais em 2008. Visitaram amigos em Denver, Colorado/USA; e também o querido e carinhoso casal Cristiane e Eduardo Travassos, em Utah/USA. Não tivemos a oportunidade de relatar o episódio até o momento devido às semanas que o blog não foi publicado, mas sempre é tempo de recordar eventos maravilhosos e rever essas pessoas tão especiais que não moram mais por aqui.

Tânia e Gilberto Borlot ladeados por
um dos filhos de Cris e Dudu

Tânia com toda a Família Travassos

Beto segurando o que todos que têm a oportunidade
nunca deixam de produzir: bolinhas de neve

Novas Missionárias

Nesta semana enviamos os documentos necessários para o chamado missionário de mais duas jovens da nossa estaca: Jheniffer Porto e Rosângela Barbosa, na foto, respectivamente; ambas da Ala Jardim da Penha.
Conhecemos estas irmãs há algum tempo e percebemos o grande desejo que têm de servir ao Senhor no campo missionário. São um excelente exemplo de comportamento e atitude, além de possuirem o espírito de mansidão que antecede um(a) mensageiro(a) das boas novas de salvação.

Fundo Perpétuo de Educação

Há algum tempo os jovens da Igreja contam com uma ajuda essencial para sua qualificação profissional e acadêmica, o Fundo Perpétuo de Educação (FPE). Porém, hoje constatamos que alguns(mas) irmãos(ãs) que estão sendo beneficiados(as) com essa importante ajuda não têm concentrado o esforço devido na devolução do empréstimo. A média de devolução na Área Brasil não chega, no momento, a 65% do total de auxílio efetuado.

Lembramos a todos(as) de que é com esse recurso devolvido que muitos(as) outros(as) poderão ser agraciados(as), e possivelmente quebrar o ciclo de pobreza do qual suas famílias fazem parte. E que, além disso, devolver o que se pega emprestado enobrece o caráter e nos qualifica para portarmos uma recomendação para entrar no Templo Sagrado.

Conselho Qualificado

Recebemos nesta semana um alerta importantíssimo vindo do delegado e irmão Marco Jäger sobre a importância de evitarmos, principalmente os jovens (menores ou adultos), ficar expostos aos perigos das noites e madrugadas.

Citou-nos em seu e-mail que mesmo fazendo parte de um órgão de segurança e tendo experiência no assunto, procura estar em sua casa ainda nas primeiras horas do anoitecer. Lembrou-nos que algumas autoridades da Igreja já nos advertiram de que coisas muito ruins acontecem após as 22h00.

Reiteramos ao sábio aconselhamento do irmão Jäger a importância de recordarmos que esses excessos normalmente acontecem nos sábados à noite quando todos os membros, em quase sua totalidade (exceção aos que trabalham em serviços essenciais), deveriam estar preparando-se para o Dia do Senhor. Talvez um cuidado maior com esse aspecto, discriminado na Palavra de Sabedoria, evite presenciarmos tantas pessoas bocejando ou cochilando, visivelmente, nas reuniões sacramentais aos domingos. Além, é claro, de conservarem-se limpas da sujeira moral que é distribuída livre e fartamente nesses horários.

CASP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional

Todos os membros estão sendo convidados pelo Casal Reis para participarem do CASP, a ser realizado nos dias 07 e 14 de fevereiro, sábado, 13h00 às 18h00, na capela da Ala Glória, em Vila Velha. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone 3289-3801.

Conhecendo as Normas

DIA DE JEJUM

A devida observância do dia de jejum consiste em abster-se de ingerir alimentos e líquidos por duas refeições consecutivas, assistir à reunião de jejum e testemunho e fazer uma oferta de jejum generosa para ajudar as pessoas necessitadas
.

Manual de Instruções da Igreja, Volume 2, pág. 322

Nova Presidente da Sociedade de Socorro da Estaca

Temos a grande alegria de informar a todos os nossos membros que foi chamada, no último domingo, a presidente da Sociedade da Estaca Vitória Brasil, irmã Rosimar L. Oliveira, da Ala Vitória.

Pedimos aos bispados, líderes e irmãs das unidades da Estaca que possam apoiá-la nesse trabalho tão sagrado e importante de auxiliar os líderes do sacerdócio, ajudando as irmãs e famílias a virem a Cristo.

Calendário da Estaca - Fevereiro 2009

Treinamento de Liderança do Sacerdócio e Auxiliares da Estaca - Dia 01/02, domingo, às 19h30, na Sede da Estaca, em Jardim da Penha;

Conferência da Ala Maruípe - Dia 08/02, domingo, na capela local, em Itararé;

Serão Pais e Filhos (Sacerdócio Aarônico) - Dia 08/02, domigo, às 19h30, na Sede da Estaca, em Jardim da Penha

Formatura do SEI (Seminário e Instituto) - Dia 15/02, domingo, às 19h30, na Sede da Estaca Cariacica Brasil, em Campo Grande;

III CONASES (Conferência de Adultos Solteiros do ES) - 21 a 24/02, Hotel 3 Pontões, em Afonso Cláudio. Saída no sábado (21), às 07h00, das sedes das Estacas;

Aulão do Seminário + Baile - Dia 28/02, sábado, às 18h30, na Sede da Estaca, em Jardim da Penha.